HIBISCO & CIA -O SEGREDO NÃO ESTÁ EM CAPTURAR AS ABELHAS E SIM EM MANTER O JARDIM FLORIDO.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A HISTÓRIA DO HIBISCO


“Hibiscus” é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. Devido à nova taxonomia pela filogenética (APG), muitas espécies estão migrando para outros gêneros, como por exemplo, o Hibiscus esculentus L. agora é Abelmoschus esculentus (L.) Moench (quiabo). O cultivo, tanto ornamental como econômico, está disseminado nas regiões subtropicais e tropicais, cuidando para não sofrerem com geadas e temperaturas baixas constantes. Hibiscus significa Ísis (deusa egípcia), em grego.

O hibisco mais comum nos jardins brasileiros é o Hibiscus rosa-sinensis. Aqui, inclusive, recebeu nomes populares interessantes, como “graxa-de-soldado” ou graxa-de-estudante”, pois suas flores eram usadas para engraxar sapatos, deixando-os bem brilhantes. Trata-se de um arbusto perene originário da China, que produz flores grandes, em cores que vão do branco ao vermelho, passando pelo rosa, amarelo e laranja. Suas flores têm vida curta: as formas simples duram pouco mais de 24 horas e as formas dobradas podem resistir cerca de dois dias.

O hibisco floresce o ano todo e gosta de locais quentes e úmidos. Suporta bem terrenos arenosos e dão ótimos resultados em regiões próximas à praias. A espécie é, ainda, muito utilizada como cerca-viva, pois apresenta um desenvolvimento rápido. Se durante o seu crescimento forem realizadas podas que eliminem as bifurcações do tronco, a planta pode assumir uma graciosa forma de arvoreta.

Os cuidados são poucos: os hibiscos precisam de bastante água no verão, devendo receber duas regas diária - uma pela manhã e outra no final da tarde. Durante os meses frios basta uma rega diária. Manter planta adubada intensifica a floração e ajuda a fortalecê-la contra o ataque de pragas. A fórmula NPK 10-10-10, preparada de acordo com as instruções da embalagem, pode ser aplicada a partir do início da primavera, repetindo-se a aplicação por três vezes, com intervalo de 40 dias. Ah! Mais um detalhe: os hibiscos detestam invernos rigorosos e sofrem muito em locais sujeitos às geadas.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hibiscus
http://www.jardimdeflores.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde!
Que bom que tem pessos que gostam e dedicam assim ao cultivo de uma flor tão linda! perfeito! faz bem aos nossos olhos e coração! Sucesso!

Helena/Brasília DF.

22 de agosto de 2010 às 11:25
Unknown disse...

amo flores porem o hibisco para mim é especial lindo

29 de maio de 2016 às 11:40